Nova Friburgo é um dos polos cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro. Mas o potencial do setor começou na cidade há muito tempo. Foi em 1893, com o alemão e mestre cervejeiro Albano Beauclair.



Na primeira metade do século XIX, a cerveja consumida no Brasil era importada da Inglaterra. Com a chegada de imigrantes alemães ao Brasil nesse período, o país passa a ganhar suas primeiras fábricas de cerveja.

Sr. Beauclair abriu uma fábrica e cervejaria em Nova Friburgo. A Cervejaria Beauclair era situada à margem do Rio Santo Antônio, na atual rua Mac Nivem, e produzia a Cerveja Friburgo Brau.

Todos os aparelhos da fábrica também vieram da Alemanha e chegavam a produzir cerca de 22 mil garrafas mensalmente. Tinham todas as artimanhas para lavar as garrafas, testar sua resistência e ainda resfriar a bebida quando o verão chegava. Assim, a qualidade do produto nunca deixava a desejar.

Mestre fabricante de cerveja pela Escola de Cervejaria de Worms, na Alemanha, Beauclair transformou esse produto especial da casa em um verdadeiro sucesso e orgulho da cidade, exportando para outras regiões. Chegou a ser considerada uma das melhores cervejas nacionais, muito exaltada pela mídia da época.

Em 1907, Albano Beauclair arrendou a fábrica a Bernardo Dias e companhia, mas continuou a prestar seus serviços. O novo proprietário mudou o nome para Fábrica de Cerveja Germânia. 

Pesquisa histórica por Janaina Botelho.

Leave a Comment